O café é mau? Desmistifique a bebida de uma vez por todas

Num dia o café é indispensável, noutro, é mau para a saúde. Mesmo sem generalizações, a verdade é que diariamente ouvimos diferentes ‘descobertas’ sobre o café. Para distinguir o que é verdade do que é mito, o Consumer Reports explica cinco ideias comuns sobre o milagroso grão.

Spoiler alert: a maioria dos pontos são a favor dos que defendem a bebida.

  1. Beber café faz mal ao coração

Esta ideia é falsa, como suporta um estudo realizado no ano passado que provou que quem mantém um consumo moderado de café apresenta 15% menos probabilidade de risco cardíaco do que quem não o bebe. Embora não se conheça ao certo os motivos desta vantagem, cientistas apontam as suas propriedades antioxidantes e antinflamatórias.

2. O café é bom para o cérebro

Verdade. A cafeína melhora a atenção e concentração, como sustentam vários estudos que revelam que o consumo de café diminui o risco de Alzheimer, Parkinson ou diabetes do tipo 2.

3. O café ajuda a perder peso

Infelizmente para muitos, isto é mito. Contudo, o beber café pode ajudar a reduzir o apetite o que pode levar à consequência de perda de peso. Além disso, o café não tem calorias por isso, na pior das hipóteses, beber café fará com que mantenha o peso.

4. O café expresso tem mais cafeína que um café americano

De facto, um expresso conta, em média, com 63mg de cafeína, até cinco vezes mais que um café comum. No entanto, ao beber um café americano, como a quantidade de bebida é maior, acaba por consumir mais cafeína, mesmo que de modo mais concentrado.

5. O descafeinado não faz bem à saúde

Não, o consumo de descafeinado não é maléfico para a saúde. Pelo contrário, apresenta semelhantes benefícios que o café.

Origem: Noticias ao Minuto: https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/964972/o-cafe-e-mau-desmistifique-a-bebida-de-uma-vez-por-todas